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5 principais problemas na Gestão de TI e como resolvê-los

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A gestão de TI é um dos setores mais críticos em uma empresa. Seu papel é garantir que os recursos tecnológicos sejam utilizados de maneira eficiente e segura, evitando perdas financeiras, vazamento de informações e atrasos nas operações. Porém, mesmo com todo o avanço tecnológico que temos acesso hoje em dia, muitas empresas ainda enfrentam problemas básicos na gestão de TI. Neste artigo, listamos os cinco principais deles e como resolvê-los. Confira.

Conheça os 5 principais problemas na Gestão de TI

Desconhecer ou negligenciar problemas com a Gestão de TI pode custar caro à sua empresa. E isso envolve riscos e questões sensíveis a qualquer negócio, tais como ineficiência no atendimento dos seus clientes, prejuízos com manutenção inadequada dos ativos de TI, ou até mesmo as temidas invasões e os perigosos sequestros de dados. Entenda mais como identificar e prevenir cada um dos 5 principais problemas mais comuns na gestão de TI.

1. Ineficiência no controle de ativos de TI

Um dos grandes problemas na gestão de TI é a falta de controle dos ativos, como servidores, dispositivos móveis e softwares. É comum que as empresas não saibam o que têm, onde estão e quem está utilizando cada ativo. Isso pode levar a gastos desnecessários, atrasos nas operações e vulnerabilidades de segurança.

Para evitar este cenário, é fundamental investir em soluções eficientes de gerenciamento de ativos. Tratam-se de softwares que permitem que a empresa tenha uma visão completa dos ativos de TI, incluindo o seu status, localização e histórico de uso. Dessa forma, é possível identificar ativos obsoletos, reduzir gastos desnecessários e otimizar o uso dos recursos, monitorando vulnerabilidades e aplicando medidas de proteção em tempo hábil.

2. Infraestrutura e softwares defasados

Para alcançar uma Gestão de TI eficiente, é fundamental avaliar regularmente a infraestrutura e os sistemas, identificando as áreas que precisam de atualização e definindo um plano de ação para implementar as mudanças necessárias. No entanto, é comum que muitas  empresas não tenham recursos para atualizar seus sistemas regularmente, o que pode afetar a eficiência das operações e deixá-las vulneráveis a ataques cibernéticos.

Nesses casos, realizar um planejamento estratégico de TI que inclua a modernização da infraestrutura  e dos sistemas de software é a melhor saída. Ao planejar toda a estrutura de custos e investimentos da empresa, é indispensável alocar recursos para manutenção adequada da infra de TI. Além disso, soluções de software como serviço (SaaS), que permitem o acesso a softwares atualizados regularmente sem a necessidade de investir em infraestrutura  de hardware própria. Essa abordagem pode reduzir os custos de atualização e manutenção de sistemas e aumentar a segurança da informação.

3. Falhas de segurança

A segurança da informação é um dos maiores desafios da gestão de TI. As ameaças cibernéticas estão cada vez mais sofisticadas e podem afetar a integridade e a confidencialidade das informações da empresa.

Para fugir desse risco,  é importante adotar uma abordagem abrangente de segurança da informação, que inclua medidas preventivas e de resposta a incidentes. Isso pode incluir a implementação de soluções de segurança de rede, como firewalls e sistemas de detecção de intrusão, a criptografia de dados sensíveis, a realização de testes de vulnerabilidade e a adoção de políticas de segurança de informação claras e atualizadas. 

Alguns cuidados especiais com dados e informações armazenados em softwares em nuvem. É fundamental que as empresas fornecedoras desses serviços possuam selos de segurança reconhecidos no mercado, como a ISO 27001, SOC 2 e PCI DSS, bem como que possuam rotinas de auditorias e testes regulares em seus sistemas de segurança

Além disso, é fundamental que todos os colaboradores estejam cientes dos riscos e das melhores práticas de segurança da informação, por meio de treinamentos e conscientização regular sobre os procedimentos de segurança da empresa.

4 . Custos elevados

A gestão de TI pode ser muito cara, especialmente quando não há um controle efetivo dos ativos e da infraestrutura.  Para fazer a conta bater, é necessário fazer uma análise detalhada dos gastos e identificar as áreas em que é possível reduzir os custos sem afetar a qualidade dos serviços prestados. 

A adoção de Softwares de Service Desk, é uma das melhores soluções  para otimizar os processos de gestão de TI e reduzir os custos. Com recursos como gerenciamento de ativos, automação de processos, monitoramento de desempenho e suporte ao usuário final,  esses softwares podem reduzir os custos de licenciamento e a necessidade de investir em várias ferramentas de gerenciamento de TI separadas. 

Além disso, as soluções de Service Desk também otimizam as operações de TI, reduzindo os tempos de resolução e aumentando a satisfação do usuário final, o que pode levar a uma redução nos custos indiretos relacionados a interrupções no serviço.

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5. Controle das operações de TI descentralizado e sem integração com os demais setores

Por fim, mas não menos importante, destacamos o controle descentralizado das operações de TI. Muitas vezes, cada setor tem sua própria infraestrutura e software, o que pode afetar a eficiência e a segurança das operações. 

Para esse caso, a melhor saída é buscar soluções de gerenciamento integrado que permitam o compartilhamento de informações e a colaboração entre os diferentes setores da empresa. A adoção de soluções de ITSM, como o Freshservice, pode ser uma solução eficaz para unificar as operações de TI em um único ponto de controle. 

Com o Freshservice, é possível integrar as operações de suporte, gerenciamento de ativos e projetos, o que pode levar a uma melhor coordenação entre os diferentes setores da empresa e uma maior eficiência no gerenciamento de TI. Além disso, a solução ajuda a criar políticas de segurança de TI comuns, para garantir a segurança e a conformidade em toda a empresa. Com uma abordagem integrada para o gerenciamento de TI, é possível reduzir o tempo e o esforço necessários para gerenciar as operações de TI e obter melhores resultados de negócios.

No Freshservice, é possível também, a criação de Workspaces,  onde membros de uma equipe podem trabalhar juntos para gerenciar as solicitações dos funcionários sem comprometer a segurança. Cada equipe pode ter seu próprio espaço de trabalho, definir suas configurações de administrador no nível do Workspace e controlar o acesso a seus tíquetes e outros dados do espaço de trabalho.

Os Workspaces  podem ser configurados para atender às necessidades específicas de cada setor e possuem diferentes campos de formulário, fluxos de trabalho e permissões de acesso. Isso permite que as equipes coexistam perfeitamente em uma única plataforma, mantendo a integridade operacional e a exclusividade. O Freshservice permite que os administradores criem vários espaços de trabalho em uma única conta.

Aprenda mais com o Webinar Gratuito: Freshservice na Prática

A Bravo Solutions disponibiliza um webinar gratuito com o título “Freshservice na Prática” que pode ser uma grande oportunidade para quem quer resolver de vez seus problemas com gestão de TI. Durante o webinar, serão abordados tópicos importantes, desde conceitos básicos até as melhores práticas em gerenciamento de chamados, incidentes e problemas. Aproveite agora mesmo essa chance única, é grátis!

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