Artigo extraído e adaptado de Prathiksha Rudharraju
Você sabe o que mantém os administradores de nuvem acordados à noite? Sim, você adivinhou certo. Como controlar os custos da nuvem!!! Essas contas de nuvem imprevisíveis.
Com o recente fascínio do modelo “pay-per-use” da nuvem pública, as organizações usam e gastam demais em recursos de nuvem. Especialmente com essa liberdade irrestrita de criar novas instâncias em movimento, mitigar os custos da nuvem é uma tarefa assustadora, mesmo para os primeiros e intensivos usuários de nuvens públicas.
Para aumentar a complexidade, as equipes modernas de TI e engenharia adotam uma estratégia multinuvem para evitar o bloqueio do fornecedor e criar sistemas à prova de falhas.
O Gartner relata que os gastos globais em serviços de nuvem pública atingirão uma marca insana de US$ 600 bilhões este ano.
Considerando todo o dinheiro que está sendo investido em serviços de nuvem pública, é hora de perguntar se você está gastando com sabedoria? A melhor maneira de controlar os gastos com a nuvem e evitar as armadilhas em que as organizações caem é criando um processo disciplinado.
Veja o que você precisa fazer para manter seu ambiente de nuvem sob controle.
- Monitore as contas mensais da nuvem – Primeiro, analise as contas mensais de forma eficaz e restrinja quaisquer serviços inesperados e recursos órfãos. Isso não apenas ajuda a identificar o desperdício de nuvem, mas também permite que você avalie se os recursos implantados são necessários e agreguem valor à sua infraestrutura de TI. Seja mesquinho com seus gastos com a nuvem. Quanto mais rápido sua mão chegar ao bolso, mais profundo será o buraco.
- Olhar mais de perto para picos e anomalias – Mas antes disso, você tem um projeto de sua estratégia de nuvem? Se não, o que você está esperando? A próxima etapa é mapear a frequência e a intensidade de seus recursos de nuvem em uma parede (figurativamente) e observar onde eles atingem o teto ou o chão. Esses são alguns pontos de inflexão que poderiam usar alguma otimização inteligente.
- Descubra os recursos de zumbis – Claro, os verdadeiros zumbis nunca dormem! No nosso caso, não é ideal deixar os recursos da nuvem sempre ativados. A nuvem pública usa um modelo de pagamento por consumo. Portanto, se você aumentar os recursos da nuvem e não desligá-los quando não estiverem em uso (durante os finais de semana ou noites da semana), acabará queimando seu bolso sem nem perceber.
- Calcule os custos de seu tráfego de rede – Você não traz uma agulha para uma luta de espadas. E, claro, vice-versa. Os recursos de nuvem são cobrados de acordo com a taxa horária das máquinas. E como dita a lógica, máquinas menores são mais baratas que suas contrapartes maiores. Embora o uso de máquinas menores seja um reflexo inicial óbvio, você pode até implantar uma arquitetura escalável que use vários recursos menores.
- Considere as diferenças de custo por local – Você já esteve em dois McDonald’s diferentes e pagou preços diferentes pela mesma refeição feliz? O mesmo é possível com os serviços Cloud. Os preços dependem naturalmente de variáveis de insumos, custos de mão de obra e flutuações do mercado. Seja qual for o caso, não pule a arma sem uma parcela justa de devida diligência.
- Redimensionando os recursos de nuvem para escalabilidade – Todos nós já tivemos aquela época do ano em que percebemos que gastamos demais, mesmo que não quiséssemos. O redimensionamento traz tudo de volta aos trilhos e ao orçamento. Escolha o tipo certo de cargas de trabalho e volumes que atendam às suas necessidades de negócios. Verifique se os recursos de nuvem que você está gerenciando atualmente são realmente necessários. A carga de trabalho pode ser reduzida para economizar dinheiro se for excedente aos requisitos. Aqui está uma pequena dica que você pode experimentar
Antes de tomar qualquer decisão, viaje no tempo para o futuro. Quais seriam suas necessidades de nuvem daqui a 2, 5 ou até 10 anos? A eficiência com que você responde a essas perguntas está diretamente relacionada aos custos da nuvem no futuro. Com orquestração de nuvem, contêineres e micros serviços em cena hoje, inclinar a decisão a favor de um fator pode enfurecer outro.
- Todos assumem a propriedade de seus gastos com nuvem – Sem transparência e propriedade apropriadas dos gastos com nuvem, as organizações carecem de uma imagem completa de quanto seus produtos estão realmente custando. A visibilidade de seus gastos com a nuvem deve ser fornecida às equipes de produto e responsabilizadas pelo gerenciamento do uso da nuvem em relação ao seu próprio orçamento.
Qual é o problema mais incômodo relacionado aos custos de nuvem pública que você está enfrentando? Compartilhe seus pensamentos conosco.
Além disso, se você estiver interessado em aprender sobre os recursos de gerenciamento do Freshservice Cloud, confira aqui.
Você também pode testar na prática o Freshservice! 14 dias de utilização da ferramenta sem pagar nada! E enquanto você testa a plataforma, você pode ter uma assistência técnica da nossa equipe de especialistas!