Sumário

Como Gerenciar Ativos de TI com Eficiência

de

de

|

6 min

Com a avalanche de tarefas diárias, a gestão de ativos de TI é um desafio constante para as empresas que dependem da tecnologia para operar.

Os departamentos de TI precisam de ferramentas eficientes que os ajudem a organizar e gerenciar suas operações de forma mais ágil.

Neste artigo, vamos explorar como o Freshservice pode ser a solução que sua empresa precisa para otimizar a gestão de ativos de TI e tornar os serviços de TI mais produtivos e eficientes.

Desvendando a Gestão Eficiente de Ativos de TI com o Freshservice

Vivemos em uma era onde a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas, e isso se estende também às empresas, onde a gestão de ativos de TI se tornou um componente essencial para o sucesso dos negócios.

O que é Gestão de Ativos de TI?

É uma abordagem estratégica que visa entregar, gerenciar e aprimorar a utilização de recursos tecnológicos, tanto hardware quanto software, dentro de uma organização.

Mas por que a gestão de ativos de TI é tão importante?

Ela é crucial para qualquer tipo de empresa por diversas razões:

1. Controle de Custos

A TI representa um investimento significativo para as empresas, e a gestão eficiente de ativos ajuda a controlar os custos, evitando gastos desnecessários na aquisição de hardware e software.

Saber o que você tem, como está sendo usado e quando precisa de atualizações é fundamental. Além disso, evita aquela sensação de “onde foi parar aquele equipamento mesmo?”.

É tipo um controle de estoque, mas para o mundo digital. Faz sentido?

2. Conformidade e Segurança

Acompanhar os ativos garante que a empresa esteja em conformidade com regulamentações e padrões de segurança, reduzindo riscos de violações de dados e multas.

Sem dizer que seus contratos podem ser gerenciados com mais segurança também, uma vez que a ferramenta proporciona um ambiente de controle de vencimentos de contratos.

3. Eficiência Operacional

Uma gestão eficiente destes ativos permite o monitoramento e manutenção proativa, evitando interrupções e tempo de inatividade não planejado.

Como Melhorar a Gestão de Ativos de TI com o Freshservice

O Freshservice da Freshworks é um Service Desk robusto que pode ajudar a otimizar a gestão de ativos de TI de sua empresa. Aqui estão alguns dos principais benefícios oferecidos pelo Freshservice:

1. Rastreamento de Ativos

O Freshservice permite o rastreamento de todos os ativos de TI, desde hardware até software, em tempo real. Isso proporciona visibilidade completa dos ativos da empresa.

2. Automatização de Inventário

Com recursos avançados de automatização, o Freshservice simplifica o processo de inventário, economizando tempo e reduzindo erros humanos.

3. Gestão de Licenças

O software ajuda a controlar o uso de licenças de software, garantindo conformidade e evitando multas por uso indevido, ou renovações automáticas indesejáveis.

4. Relatórios e Análises

O Freshservice oferece recursos de geração de relatórios e análises que ajudam a tomar decisões informadas sobre essa gestão.

5. Integração com CMDB (Configuration Management Database)

A integração com a CMDB permite a centralização de informações, facilitando a tomada de decisões e o planejamento.

6. Identifique com o seu celular

Use as funcionalidades de código de barras ou QR do seu celular do módulo de gerenciamento de ativos de TI mesmo quando você estiver longe de sua mesa.

Baixe o aplicativo móvel do Freshservice para IOS e Android.

Compartilhe:

Posts relacionados

As diferenças entre ITIL® Foundation V4 e ITIL® Intermediate: Qual é o melhor para você?

O que são e para que servem as trilhas de certificação do ITIL CDS, HVIT, DPI e DSV

Boas práticas de TI: Como o framework ITIL V4 pode alavancar sua carreira