Sumário

Freshservice reduzindo os custos da nuvem!

de

de

|

6 min

Texto adaptado e extraído de Prathiksha Rudharraju 7 de fevereiro de 2023. 4 minutos de leitura

Visibilidade da nuvem – primeiro passo para sua jornada de custo na nuvem


A visibilidade é frequentemente citada como uma etapa crítica ou a primeira para qualquer jornada de custo de nuvem. Mas o que exatamente todos querem dizer com visibilidade e por que isso é tão importante?

O que é visibilidade da nuvem?
Nãaaao

À medida que as organizações migram para a nuvem, elas se voltam para provedores de nuvem como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, VMware e plataformas de nuvem do Google para acompanhar os grandes volumes de recursos envolvidos em sua infraestrutura de nuvem.

Aqui está o problema – o que você vê é o que você controla! Diferentes provedores de nuvem oferecem ferramentas de visibilidade específicas da nuvem, resultando em exibições diferentes dos recursos da nuvem. Especialmente, em uma configuração híbrida ou multinuvem, você corre o risco de perder o controle do seu sistema. Isso é uma perda de visibilidade da nuvem. Imagine dirigir um carro caro sem saber sua quilometragem. Ou entregando um passe ‘tudo o que puder comprar’ para sua família durante a época festiva. As únicas palavras que vêm à mente são ‘imprevisível’ e ‘caro’.

Não faço ideia do que estou fazendo

A visibilidade da nuvem gira em torno de rastrear e manter o controle sobre sua infraestrutura de nuvem enquanto um terceiro a hospeda. Sem visibilidade total, seus ambientes de nuvem podem ficar fora de controle e se tornar centros de custo, em vez de possibilitadores de crescimento e escalabilidade.

É verdade que monitorar recursos de nuvem às vezes pode parecer como mastigar pedras. Por que? Porque sua arquitetura pode mudar mais rapidamente do que o clima lá fora. Sendo dinâmico por natureza, novas cargas de trabalho podem ser implantadas em um instante, dando origem a pontos cegos. E sob circunstâncias perigosas, esses pontos podem se transformar em violações de dados, pesadelos de conformidade e clientes retraídos.

Desde que comecei a trabalhar na nuvem
Estou me acostumando com a escuridão

Mas isso significa necessariamente que sua jornada na nuvem terminará antes de ver a luz do dia? Não se você pretende obter visibilidade de nuvem holística para sua infraestrutura de nuvem. Aqui está o fluxo de trabalho usual que se concentra na visibilidade da nuvem .

  1. Integração de todos os aplicativos, serviços e infraestrutura de nuvem

O Freshservice permite a integração com os principais provedores de nuvem, como AWS, Azure e VMware. Isso fornece visibilidade holística dos recursos da nuvem em um único painel de vidro, descobrindo-os automaticamente no inventário de ativos do Freshservice.

     2. Transações de aplicativos rastreadas durante todo o ciclo de vida

Com descoberta de nuvem e monitoramento de integridade de serviço, monitore serviços comerciais e técnicos mapeando os ativos que alimentam um serviço. Isso ajuda você a rastrear o valor entregue ao usuário final, em vez do status de alertas ou tíquetes individuais.

    3. Visualize sua dependência de infra de nuvem

Remediar problemas mais rapidamente com dependências de infraestrutura de nuvem capturadas automaticamente diretamente em sua solução de gerenciamento de serviço. Limite a expansão de recursos e evite gastos excessivos rastreando relacionamentos de nuvem entre si e outros CIs.

    4. Um painel de nuvem simples e intuitivo

Infraestrutura e aplicativos de nuvem saudáveis ​​dependem de uma boa observabilidade! Um dos principais elementos do uso eficaz das informações é a criação de painéis que incluem métricas relevantes. Isso ajuda a analisar dados e tomar decisões rápidas para reduzir custos e otimizar o consumo de recursos. 

Tudo isso e muito mais adiciona asas ao ecossistema de nuvem, preparando-o para sua próxima fase. E com uma arquitetura aprimorada com esteróides, muitos benefícios podem ser obtidos ao colocar esses demônios para descansar:

  • Otimize os gastos com a nuvem e evite custos inesperados.
  • Operações de TI simplificadas com visibilidade dos serviços em nuvem.
  • Melhor utilização de recursos identificando recursos de nuvem não utilizados.
  • Maior agilidade, permitindo adoção e implantação mais rápidas de novas tecnologias.
  • Solução proativa de problemas, resolvendo problemas antes que eles se tornem grandes problemas.

Com tudo isso em cima da mesa, quais devem ser as características de uma solução de gerenciamento de nuvem ideal? Para começar, deve ser inteligente o suficiente para farejar uma montanha de custos que se aproxima, assim como os sentidos formigantes do Homem-Aranha. Isso inclui diagnosticar o tipo de problema e notificar os usuários com métricas relevantes.

No final, tudo se relaciona com o valor comercial que seu parceiro de nuvem oferece. No Freshservice, funcionamos como uma solução completa para todas as suas necessidades de nuvem, para que você não precise pular de uma loja digital para outra. 

Quer se trate de Cloud Management , Service Automation ou ITOM Orchestration , temos algo reservado para cada necessidade de nuvem, especialmente quando se trata de ter uma visualização transparente do painel de janela de seus recursos de nuvem.

Para obter mais informações sobre como podemos pintar um futuro promissor para suas necessidades de infraestrutura em nuvem, visite aqui e peça ajuda para uma primeira análise gratuita com um de nossos especialistas. Ah, e se você conhece alguém que pode achar este conteúdo útil, sinta-se à vontade para compartilhá-lo!

Compartilhe:

Posts relacionados

As diferenças entre ITIL® Foundation V4 e ITIL® Intermediate: Qual é o melhor para você?

O que são e para que servem as trilhas de certificação do ITIL CDS, HVIT, DPI e DSV

Boas práticas de TI: Como o framework ITIL V4 pode alavancar sua carreira