– Parte 1
Artigo adaptado e extraído de Vishnu Prasad
Gerenciamento de projetos é uma das disciplinas de trabalho mais importantes e duráveis no setor de TI. Para entender o porquê, é útil revisar a definição de projeto – um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. O gerenciamento de projetos é a disciplina de orquestrar a mudança. Nesta série de blog de 2 partes, discutiremos a abordagem correta para PM, cartas, gerenciamento de mudanças de projeto e práticas recomendadas para todas essas atividades. Na parte 1 desta série, exploraremos as práticas recomendadas para selecionar uma abordagem de gerenciamento de projetos e seus padrões
Gerenciamento de Projetos, o que é?
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos requisitos do projeto. Impulsionar a mudança é ainda mais importante hoje do que nunca, com o ritmo das mudanças tecnológicas, comerciais e ambientais acelerando a um ritmo aparentemente interminável.
O caos que toda essa mudança cria pode não apenas ser opressor de gerenciar, mas também faz com que uma organização fique vulnerável ao risco considerável que deve ser gerenciado. Apesar de todas as mudanças ocorridas, a importância de gerentes de projetos qualificados e metodologias sólidas permanece constante, permitindo que as organizações aceitem mudanças em seus ambientes, respondam a oportunidades/ameaças e evoluam produtos/serviços e processos com segurança e eficácia.
O gerenciamento de projetos, como qualquer disciplina nos campos modernos de negócios e tecnologia, mudou desde 2009 – respondendo a um ritmo mais acelerado dos negócios, adotando a tecnologia moderna e encontrando maneiras novas e inovadoras de lidar com riscos e ambiguidades. As melhores práticas dessa disciplina e novas formas de trabalho surgiram como respostas a questões como conformidade, globalização, serviços em nuvem, consumerização de TI e desenvolvimento ágil de software. Isso fornece aos gerentes de projeto e às equipes de projeto uma variedade maior de ferramentas que podem ser aplicadas a cenários de projeto individuais.
Melhores práticas para selecionar uma abordagem de gerenciamento de projetos
O gerenciamento de projetos não é uma disciplina de tamanho único, mesmo dentro de uma única empresa. Os projetos têm diferentes necessidades, restrições e contextos, que devem ser considerados ao selecionar uma abordagem de gerenciamento de projetos. Existem muitas metodologias que os gerentes de projeto podem escolher (cascata, ágil, onda contínua, big bang, entrega em fases, etc.). Selecionar a abordagem mais apropriada é o primeiro passo para alcançar o sucesso do projeto.
Algumas empresas definiram padrões de gerenciamento de projetos, o que pode restringir as opções do gerente de projetos; no entanto, mesmo dentro do contexto dessas organizações, os gerentes de projeto geralmente têm algum nível de flexibilidade para fazer adaptações dentro de um padrão para atender às necessidades exclusivas do projeto. Um gerente de projeto experiente considerará muitos fatores ao selecionar uma metodologia para um projeto. Alguns dos fatores mais importantes incluem:
Escala do projeto
Grandes projetos geralmente exigem maior rigor e formalidade de gerenciamento de projetos para separar e gerenciar a complexidade do projeto do que projetos pequenos e simples.
Ambiguidade de escopo
Projetos com um escopo claramente definido geralmente são mais adequados para metodologias do tipo cascata. Projetos com grandes graus de ambigüidade de escopo geralmente são mais facilmente gerenciados com abordagens ágeis e contínuas, que adiam muitas decisões para mais tarde durante o ciclo de vida do projeto, quando uma maior clareza de escopo pode ser alcançada.
Tolerância de risco
O impacto do fracasso do projeto em uma organização é provavelmente a consideração mais importante ao escolher uma metodologia de gerenciamento de projetos. Se a viabilidade ou a reputação de uma empresa estiver em risco ou se o produto puder colocar vidas em risco, os gerentes de projeto devem selecionar metodologias que se concentrem no rigor, na qualidade e no gerenciamento de riscos estruturados.
Requisitos de conformidade e documentação
Alguns projetos têm requisitos de conformidade regulamentar que impõem um certo nível de formalidade, documentação e controle de decisão do projeto. As metodologias ágeis que capacitam os membros individuais da equipe a agir rapidamente e encorajam a tomada de riscos podem não ser apropriadas para tais projetos.
Cultura e experiência da equipe do projeto
A dinâmica da própria equipe do projeto também pode ser um fator na seleção da abordagem. As equipes de projeto que têm trabalhado juntas e estabeleceram métodos de trabalho podem ser mais bem-sucedidas em continuar a usar os métodos de trabalho existentes, em vez de introduzir uma nova metodologia.
Não há uma resposta certa ou perfeita para qual método é mais adequado para um projeto específico. Gerentes de projeto experientes avaliam muitos fatores, alguns internos e outros externos, para avaliar as necessidades, restrições e ambiente do projeto para selecionar a metodologia que eles acham que maximizará o sucesso do projeto.
Padrões de gerenciamento de projetos
O gerenciamento de projetos existe há séculos em várias formas, mas se tornou uma profissão distinta em meados do século XX. Durante os últimos 60 anos, o Project Management Institute (PMI) emergiu como a organização profissional líder na promoção de padrões e melhores práticas deste campo. O PMI desenvolveu um ecossistema abrangente de recursos de gerenciamento de projetos, incluindo um guia para o conjunto de conhecimentos (PMBOK) e a certificação PMP (Project Management Professional), reconhecida mundialmente. Além de seus principais produtos de gerenciamento de projetos, o PMI desenvolveu variantes para gerenciamento de programas, gerenciamento de portfólio e métodos ágeis, bem como disciplinas especializadas, como análise de negócios, risco e programação.
Por causa de sua história histórica, ampla cobertura de tópicos relacionados ao gerenciamento de projetos e o ecossistema global de profissionais de gerenciamento de projetos e fornecedores de software alinhados aos padrões do PMI, o PMI é uma das principais fontes de melhores práticas de gerenciamento de projetos do setor e define o gerenciamento de projetos no contexto de 5 grupos de processos:
- Iniciando
- Planejamento
- Executando
- Monitoramento e controle
- Fechando
As melhores práticas de gerenciamento de projetos se esforçam para executar esses processos de forma eficaz e eficiente para atingir os objetivos de qualquer projeto. Além das áreas de processo, o PMI define 10 áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos, que fornecem maior clareza sobre como executar e aplicar os processos de gerenciamento de projetos dentro do contexto de um projeto.
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custo
- Qualidade
- Compras
- Recursos Humanos
- Comunicação
- Gerenciamento de riscos
- Gerenciamento de partes interessadas
É no contexto dessas áreas de conhecimento que surgiram as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Os principais processos são os mesmos, independentemente da natureza do projeto ou da metodologia selecionada. A forma como você executa os processos é uma questão de decisões subjetivas tomadas em cada uma das áreas de conhecimento.
É isso para esta postagem no blog. Na parte 2 desta série de blogs, veremos as práticas recomendadas para termos de projeto, análise de caminho crítico, gerenciamento de recursos de projeto e gerenciamento de mudança de projeto. Leia “Práticas recomendadas de gerenciamento de projetos parte 2” aqui .